09 março, 2016

37 primaveras

Durante a vida vivem-se momentos inesquecíveis de incrível felicidade, todos eles partilhados - se não com alguém, com qualquer ser vivo ou espaço na natureza - nunca estamos sós.
E se não duram para sempre é para que possamos aprender a lhes dar valor, a perceber que são especiais e que pertecem a um lugar deveras mágico na nossa mente/coração.
Hoje lembro-me do que mais me importa e faz feliz, os momentos felizes com a família ou com os amigos, com os meus animais, os meus lugares especiais...
Gostaria de partilhar isso convosco... gostaria que neste dia não houvessem presentes mas sim uma lembrança boa de um desses momentos em que tive o privilégio de ser feliz convosco.
Se quiserem partilhem se não, pensem só com carinho... estarei aí nessa lembrança, tão eu como se estivesse a ser novamente real... Parabéns a nós ;-)

01 setembro, 2015

Estou a morrer por dentro..
O Afonsinho está doente e o prognóstico é muito mau..
Perder um animal é mau mas dois no mesmo ano... Anos de convívio certo, cumplicidade total e de repente vejo-me a perder todas as certezas da vida..
Detesto o ciclo da vida!

31 janeiro, 2015

A vida continua

Nunca imaginei que o mais cedo ou mais tarde fosse tão cedo. Tive que abater o Gaspar pouco tempo depois do meu último post. Foi a decisão mais horrenda que já tive de tomar na vida e viver aqueles dias foi surreal, já não me lembrava de sentir tamanha dor. Ainda dói, tanto, mas reflecte-se. Vivi dos melhores dias da minha vida adulta no final do ano passado e assim de repente num tão curto espaço de tempo passo do 80 para o 8 novamente. Sarcástica esta vida minha.. Talvez sejam mesmo esses momentos que não me deixam desmoronar tipo papel agora, mas como pode ser tudo tão fugaz?

29 dezembro, 2014

Gasparzinho

Depois de uma viagem magnífica cheia de estórias para contar, vem mais um momento difícil desta vida. O Gasparzinho tem um tumor maligno nos sacos anais em fase terminal. Tem sido tão duro vê-lo a perder força e deixar de comer, a não conseguir fazer as necessidades.. E tudo a acontecer tão rápido. Já tem 15 anos mas andava tão bem... Está comigo e com o Afonso há 11 anos. Não consigo imaginar o vazio que a falta dele vai fazer e tenho-me questionado muito sobre a historia da eutanásia. Mais cedo ou mais tarde vou ter de tomar medidas mas o que é que nos faz tomar esta atitude com um animal (note-se que é o comentário geral quando falo do Gaspar) e com as pessoas quase ninguém aceita. Mais os animais não têm sequer voto na matéria as pessoas pedem conscientemente...
Vai ser muita dor ainda assim...

24 dezembro, 2014

Cambodja/Bangkok/Night Train to Surat Thani

O último dia em Siem Reap não foi nada de extraordinário. Não há muito para ver ali para além de templos e as tribos do lago por isso no último dia limitamo-nos a fazer mais shopping e passear pelo centro da cidade. Fomos constantemente albarroados por pessoas a tentar vender coisas ou a pedir dinheiro para isto e para aquilo. O ar é de desespero o que me deu imensa pena. Eles fazem imenso dinheiro com o turismo mas quem dá a cara não recebe quase nada, são completamente explorados. O meu irmão conheceu uma moça muito linda e querida que lhe vendeu um quadro e ficou tão feliz por isso e por nos conhecer que me abraçou e parecia não querer largar, só o fez a mim pois as mulheres não tocam em homens sem autorização, linda ela!

A Glorinha depois do almoço fez uma massagem aos pés com peixes e perguntou ao rapaz que lhe vendeu a massagem quanto ele ganhava por mês - pasmem - 70$. Perguntou-lhe ainda se lhe desse uma gorjeta se ele ficava com o dinheiro e ele disse que não tinha que entregar tudo ao patrão. Pobres almas...

No final do dia voltamos a Bangkok. Chegamos só a tempo de tomar um banho e dormir..
De manhã depois do peq. almoço íamos comprar os bilhetes para Krabi e tínhamos tudo pensado íamos à estação de comboios e tratavamos de tudo.. Ao sair do hotel fomos burlados pelos vigaristas dos Tuk Tuk.. Um deles disse-nos que as bilheteiras estavam fechadas na estação e que nos levava a um posto de turismo para o fazermos. Burros e mesmo a saber das trafulhices desta gente acreditamos e fomos.. Tudo normal compramos os bilhetes e não ficou muito caro de acordo com o que tínhamos visto na net e já inclui o bilhete de barco para Ko Lanta a ilha onde decidimos ficar..
Demos mais uma voltita pela Chinatown - de loucos e voltamos ao hotel.

Depois de nos despedirmos da Pixelina que fica mais um dia em Bangkok e terça já volta para Portugal fomos de táxi até à estação de comboios. Aí é que nos apercebemos da burrada que tínhamos feito de manhã, o taxista explicou-nos como funcionava esse esquema e disse-nos que apesar de o bilhete parecer original era melhor irmos à bilheteira e confirmar se os bilhetes correspondiam ao que tínhamos pedido.
À entrada da estação disseram-nos que sim estava tudo conforme - Ufa - mas de facto as bilheteiras estavam abertas...
O preço era mais barato mas também não muito mais pelo que ficamos descansados por não termos sido altamente enganados..
Ao nos aproximarmos do comboio é que o meu irmão teve um pequeno colapso e já queria ir alterar o bilhete para 1ª classe.. Ficou mesmo de trombas credo, estava quase a chatear-me com ele.. O comboio é velho, muito, e não tem cabines individuais é um corredor com bancos de um lado e do outro e em cima tem as camas. Ele achava que pelo menos 1 de nós ia fazer a viagem sentado. Não se viam estrangeiros só gente local, ele já dizia que não ia dormir com medo de ser roubado... A sério só visto... Só acalmou quando começou a ver outros estrangeiros a chegar e percebeu dentro do comboio que os bancos eram rebatíveis...
Rimo-nos bastante depois disto tudo...
Agora vamos deitadinhos nas nossas camas, até bastante confortável, apesar de velho e sem grandes condições - pelo menos já dormi em lugares bem piores - a Glorinha e o meu irmão vão a ler e eu estou aqui na escrita. Temos para além de estrangeiros e alguns locais 2 monges budistas mesmo atrás do nosso lugar, a ver se dá sorte ;-)

21 novembro, 2014

Bangkok/Siem Reap

Desde que voltei a Bangkok e me encontrei com o meu irmão a Glória e a Pixelina não voltei a escrever nada sobre a viagem. Têm sido cansativos os dias e sinceramente não tenho tido muito espírito para escrever.
Foi bom encontrar estas pessoas mas ao mesmo tempo parece que veio Portugal com eles.. Se sentia falta, que sentia, ao mesmo tempo retirou um pouco do encanto que esta viagem estava a ter.. São pessoas maravilhosas e cada um com o seu feitio lá nos temos dado bem e feito as coisitas que tínhamos programado.
Em Bangkok vimos mais algumas coisas, fizemos um shopping - nada extraordinário.

Viajamos até Siem Reap no Camboja e tem sido uma descoberta fantástica.
No primeiro dia fomos conhecer uma cidade no lago (kampong Phluck) onde as casas ficam todas no meio do lago e eles têm de se deslocar de barco para todo o lado -vivem em condições miseráveis mas é tão lindo aquele sítio.
Há noite fomos a um restaurante buffet e assistimos a um espetáculo tradicional daqui - a comida não era boa e estávamos tão cansados que quase adormecemos nas cadeiras a ver o espetáculo..

Hoje fomos visitar os principais templos daqui - que grandiosidade... Foi muito interessante. O nosso guia não dominava o inglês mas deu para perceber a história de cada um. Maravilhosas fotos.
À noite fomos experimentar a comida kmer escolhemos um restaurantezito perto do mercado velho que só vende recordações e pela primeira vez comemos boa comida desde que estamos no Camboja.

Agora caminha que amanhã é um novo dia!!!

18 novembro, 2014

14th day - last one at ENP

Estas 2 semanas passaram a correr... Hoje foi o dia para fazer malas e voltar a Chiang Mai.
Foi uma manhã dolorosa pois só tínhamos carro às 13h e não era suposto fazermos nada de trabalho... Passou tão devagar o tempo... Logo ao peq. almoço o Navann que é um dos bebés elefantes + regila no parque andava a correr atrás dos cães que estavam deliciados a provoca-lo, foi tão engraçado.. Depois de fazer as malas ficamos só ali a aprecia-los. Logo após o almoço apareceu a Lek e a Jodi que estavam a chegar de Surin onde ocorreu um festival que juntou + de 300 elefantes domésticos e servem a indústria turística. Estavam tristes e indignadas com tudo o que tinham visto, tentaram resgatar alguns mas não conseguiram.. A Jodi postou no face imagens que usaram para a publicidade do festival e alguns dos elefantes eram do nosso parque pois é lhes difícil conseguir fotos de animais no seu ambiente natural e eles queriam mostrar a coisa da melhor perspectiva... A despedida foi difícil, elas foram à plataforma sem sequer ir a casa para se despedirem de nós e isso emocionou-me bastante.. A Jodi quis abraçar-nos e disse nos coisas lindas sobre cada um de nós e como também estava triste pois tinha criado uma relação muito boa com o nosso grupo.
Eu também gostei muito dela e sinto um orgulho imenso de nos termos tornado amigas e de saber que ela está ali, a cuidar dos meus Ele's..
Quanto à Lek, bem... É simplesmente a mulher mais linda do mundo depois da minha mãe. Todos quiseram tirar uma foto com ela e eu não. Cheguei ao pé dela e disse-lhe que não precisava de foto. Ela nem me deixou acabar o discurso, abriu logo os braços para me dar uma abraço... Gente que emoção foi aquele momento para mim... Abracei-a e disse-lhe que a trazia no meu coração a ela e a todos os elefantes que conheci ali...

Viemos embora e no carro foi silêncio profundo. Chorei quando vi os Ele's ao longe e o parque a distanciar-se, não deu para evitar...

Depois de 1 horita de viagem de novo em Chiang Mai.. Combinei com a Sophie que é uma canadiana que esteve comigo estas 2 semanas, encontrarmo-nos para irmos ao mercado nocturno de Chiang Mai e com a Lina uma finlandesa que partilhou quarto comigo no parque na 1ª semana e que está por Chiang Mai e assim foi..
Buda, tanta coisa linda para comprar.. Apanhei um susto porque o meu cartão de débito não funcionou mas depois falei com a minha mãe que ligou ao banco e eles disseram para tentar levantar com o cartão de crédito e assim foi... Ufa!

Comprei algumas coisitas e depois de me despedir fiz outra vez a mala e preparei-me para voltar a Bangkok...

Amanhã Bangkok again!

13th day

Hoje bem cedinho fui ajudar as senhoras da cozinha dos Ele's e preparar as abóboras pois às 10:30 combinamos ir ter com a Crissy que faz o treinamento com reforço positivo.
Foi tão espetacular.
O trabalho dela é magnifico e tivemos a oportunidade de lavar as patas dos elefantes que ela treinou de manhã. Uma delas a Bua Loy que é uma velhinha muito magrinha a quem damos as abóboras, passa muito frio no inverno aqui e eles estão a treiná-la para lhe colocar uma espécie de cobertor para ela não sofrer tanto.

Vê-los a obedecer a ordens apenas em troca de comida, mesmo tendo estado a comer antes da sessão... sente-se algo inimaginável.. Principalmente para lhes lavar as patas que é uma área tão sensivel dos seus corpos..
Adorei!

Á tarde última tarefa no parque. Demos o nosso melhor para enfeitar os abrigos e ficou tudo muito engraçado. Depois fomos dar de comer aos elefantes. Hoje como ontem ninguém levou os cestos da manha de abóbora e como não sabíamos quem eles eram acabamos por dar toda a abóbora aos da tarde primeiro aos 4 a quem ela se destinava e quando elas se fartaram demos ao resto dos Ele's que por ali andavam... Acho incrível algumas pessoas que se aproximavam para os alimentar e nós ajudavamos e explicavamos como se fazia mas depois de tirarem a foto da praxe iam embora.. Se não fossemos nós ali os mahuts iam ter que fazer tudo sozinhos.. No fundo vê-se quem está ali por amor e quem só quer tirar uma foto para pôr no face :-(

Depois de lhes dar de comer e tomar banhinho fomos aos abrigos vê-los a recolher e a destruirem todo o cenário que tínhamos preparado. Foi tão divertido.. Eles estavam mesmo a gostar da coisa, brincavam com as caixas e comiam as coisas boas que lá deixamos foi lindo de ver.

Amanhã preparar tudo para ir embora :-(