04 novembro, 2014

Elephant Nature Park - 1st day

Depois de Bangkok, Chiang Mai!

Ontem quando cheguei percebi logo que era uma cidade bem diferente. Mais pequena, sem prédios muito altos, menos confusa apesar de também ter um trânsito terrível, nada comparado a Bangkok.

Instalei-me no hostel e como só tinha uma tarde para conhecer a cidade, mapa na mão e fiz-me à estrada. Logo ali um vários restaurantes pequeninos com bom ar e um cheirinho maravilhoso. Escolhi um e entrei. Deram-me o menu que tinha a tradução e a descrição dos pratos em inglês, perguntei à senhora que estava a servir o que me aconcelhava e lá experimentei finalmente a verdadeira comida tailandesa. Amei!

Depois disso fui à procura dos principais templos na cidade, foi bem fácil o passeio, consegui conhecer os pontos que tinha programado, a maioria a pé, sem a mínima dificuldade.

De volta ao hostel aquela ansiedade miudinha de quem está prestes a embarcar num grande projecto. Acabei por me deitar cedinho e adormeci logo.
O terrível foi que às 5h despertei e já não consegui dormir mais..

Às 8h lá estava a carrinha do parque à minha espera.
Estivemos 1 horita a preencher papelada no escritório deles, deram-me 2 t-shirts e 1 cantil para a água e seguimos viagem. Demoramos um pouco a chegar e assim que chegamos tornou-se real.

Passei o dia todo em formações sobre os cuidados a ter e afins e já estava a desesperar. Sempre pensei quando me inscrevi que não seriamos muitos, no entanto quando aqui cheguei estavam para aí umas 100 pessoas sem exagero. Assustador. Fiquei logo triste pois não era bem o que pensava.

As formações foram todas ao ar livre e consegui ver a paisagem maravilhosa - parece tão maior nas fotos - ver o elefantes a brincar, a tomar banho.. Talvez por isso façam tanta formação e tão repetitiva, para que a maioria da informação seja captada. No momento em que terminou era suposto irmos dar banho aos elefantes. Já só estávamos um grupo de umas 40 pessoas o resto do pessoal já tinha ido todo embora. Nesse preciso momento começa a chover torrencialmente.. Abriguei-me e fiquei a ver alguns corajosos a dar banho aos elefantes. A verdade é que eles não estavam para aí virados e logo se aproximaram mais do local onde eu estava ficando mesmo à minha frente a rebolar na água debaixo de chuva.. Foi maravilhoso - tirei fotos fantásticas...

No final do dia, antes do jantar tivemos uma cerimónia de acolhimento e foi surpreendentemente lindo!

Fomos para um espaço onde tínhamos que tirar o calçado - tinha um pequeno altar com uma construção de flores e outro com uns pauzinhos. Foi-nos explicado que íamos ser abençoados e a pequena construção dos pauzinhos era para onde iam as nossas energias negativas e as coisas más que nos perseguiam na vida e essa construção depois de uma reza seria largada no rio para o rio levar tudo isso para longe de nós. Depois outra reza e finalmente estavam lá umas senhoras já de alguma idade que nos chamariam e colocariam um cordão branco abençoado no nosso punho (nas mulheres o esquerdo nos homens o direito) que seria para nos trazer a boa sorte na vida teríamos que o usar 3 ou 7 dias e depois arrancar e guardar.

Este momento foi mesmo de muita paz e apesar de não abraçar esta religião achei este acto simplesmente aconchegante.

Foi sem dúvida o melhor momento do dia.

Amanhã começa a jornada.
Logo conto mais novidades...

P.S. estamos sem net no meio da selva só tenho rede num dos cartões por isso provavelmente só vão conseguir ver isto quando já tiver terminado, mas prometo que vou contando como tem sido... Vão ter muito que ler ;-)