09 novembro, 2014

6th day

Hoje foi um dia bastante preenchido.
Começamos a manhã por limpar o parque de cocós e folhas de bananeira. Mas quem fez a maior parte do trabalho foram os guias pois quiseram que a malta que vai embora amanhã aproveitasse bem os últimos momentos perto dos elefantes. Então puseram-nos num camião e enquanto iam limpando e colocando as folhas e os cocós no camião nós íamos apreciando e tirando fotos aos elefantes.
Numa determinada altura uma manada aproximou-se do camião e começou a cheirar, houve mesmo um elefante que com a trombita cheirou os meus pés pois eu estava mesmo na ponta do camião, foi maravilhoso.

A tarde vimos um vídeo que foram filmando durante a semana sobre a nossa estadia aqui, eu não apareço muito mas o vídeo está espetacular e revela muito sobre o trabalho que estivemos a fazer.. Levo uma cópia para vos mostrar depois.

Depois de tirarmos uma foto de grupo a maioria foi fazer mais um passeio com a Lek e os que ficamos mais uma semana fomos aprender o que vamos fazer nas nossas tardes da próxima semana.
Aprendemos a enfeitar os abrigos para que os elefantes se sentirem atraídos a voltar ao fim do dia.. Com comida, amarramos coisas na vedação e fazemos uma espécie de pinhatas com o material que conseguimos arranjar para lhes dar luta e tornar a coisa mais divertida.
Vai ser engraçado.

Depois disto estivemos 2 horas com a Lek na sala de conferências a conversar sobre o projecto dela e a tirar dúvidas, vimos mais um vídeo sobre como domesticar um elefante desta vez ela só nos deixou ver minuto pois começamos quase todos a chorar com o horror da coisa. Este vídeo ela filmou num lugar onde os domesticam para depois eles fazerem as pinturas dos quadros - horrendo minha gente, foi a coisa mais cruel que já vi na minha vida... Só de pensar dá-me vontade de chorar outra vez... Ela vai disponibilizar este vídeos para levarmos para casa e mostrarmos ao mundo o que se passa para que as pessoas tenham consciência e deixem de aderir a estes programas para turista com animais...
Aprendi muita coisa esta semana, decidi que vou sim ser voz activa nesta luta contra tamanha violência e sei que quando todos vocês virem o mesmo que eu vi vão de certeza passar a palavra e ajudar-me a mudar algumas mentalidades.

A Lek, bem é simplesmente a mulher que mais admiro no mundo depois da minha avó e da minha mãe. Se já a admirava pelas suas convicções, depois de estar aqui, de a conhecer e de ver o seu trabalho, depois de ver a relação que ela tem com os elefantes dela (que agora também são meus) mais ainda. Tão mais!

Ao jantar tivemos uma surpresa e fomos jantar numa sala diferente com música e uns meninos - provavelmente da escola que visitei - a dançar. Jantamos sentados no chão e foi mais um momento bonito.

Agora estou que não me aguento das canetas por isso apesar de só serem 20h vou dormir que amanhã vai ser mais um dia longo e cheio de emoções...