07 novembro, 2014

4rd day

Meu Deus! Este dia não podia ter sido mais espetacular...

Começamos a manhã novamente a preparar a comida para os animais. Desta vez como tem estado a chover imenso desde ontem dividiram-nos em grupos maiores. Somos um total de 4 grupos de voluntários cada grupo com 12 pessoas por isso hoje fomos 24 para cada lado, uns cocó e outros cozinha...

Como éramos muitos fizemos o trabalho numa horita e logo depois - surpresa - fomos à escola da vila aqui mais próxima. A escola aqui é um pouco diferente, pelo que percebi apenas nestas terras mais pobres. Eles aprendem o básico até ao 12 ano mas misturado têm aulas sobre várias coisas da cultura deles para que os mais pobres que não têm dinheiro para continuar os estudos possam ter uma ocupação. Então tem aulas desde culinária tailandesa, massagem tailandesa, artesanato, música e dança tailandesa e nesta escolha em particular sobre desportos radicais como o rafting pois esta terra tem muito turismo voltado para esse tipo de aventura. O que nos foi pedido foi que servissemos de cobaias para os miúdos se quiséssemos a troco de alguns bhat ou apenas víssemos o trabalho deles. 2 meninas fizeram-me uma massagem aos pés maravilhosa. Depois estive com um menino que me fez uma pulseira. Assisti a um grupo de meninas a dançar, um grupo de músicos a tocar e comprei uns biscoitos que os miúdos fizeram nas aulas de culinária. Foi fantástico. O objectivo da escola ao receber-nos também passa por incentivá-los a falar o inglês. Foi mesmo maravilhoso.

Depois do almoço fomos descarregar mais um camião de melancias, enquanto os rapazes foram cortar bananeiras.
Quando eles chegaram começamos a fazer os nossos kra thong para as festividades. Faz-se do caule da bananeira uma forma redonda e enfeita-se com folhas de bananeira à volta e flores. Algumas mulheres daqui tinham feito alguns com velas e incenso e venderam aos mais desajeitados. Eu fiz um muito bonito...

Enquanto estávamos a fazer isto vieram chamar-nos pois a Lek estava à nossa espera junto ao elefantes. A sério, esta pessoa é tão maravilhosa e simples.. Conversamos um pouco de depois fomos tirar fotos com 2 das elefantes mais carinhosas. Fiquei mesmo sentada por baixo de uma delas ao pé da Lek que não parava de me tocar com a trombita como que se me quisesse abraçar. As fotos não ficaram maravilhosas mas o momento. Meu Deus, que momento!

Depois estivemos ali a vê-los a tomar o seu banho de lama. A lama é o que protege os elefantes das moscas e insectos e funciona também para os refrescar e como protector contra o sol. Os insectos são tão maus para os elefantes como para nós..

Como estava a chover bastante a maior parte do pessoal decidiu voltar para o campo, mas eu só queria aproveitar aquele momento. Não houve chuva que me demovesse. Fiquei com a Lek eu mais 2 voluntárias e outro grupo de 3 pessoas que pelo que percebi fazem fotos para revistas de animais selvagens. Nesse momento a manada que estava a usar a lama foi embora e veio outra desta vez com pelo menos 1 elefante macho.. Quando viram a Lek 2 deles começaram a correr para ela eu estava mesmo atrás mas como ela não se mexeu achei que era melhor fazer o mesmo.. Como o meu coração bateu nessa altura - não sei como não tive um enfarte ali mesmo - quando chegaram ao pé dela começaram a abraça-la e a fazer-lhe carinhos foi mágico, ali mesmo ao meu lado... Depois começaram novamente a correr em direção a um guarda chuva que a Lek tinha deixado aberto no chão onde tinha posto algumas coisas para não se molharem, aquilo é que foi vê-la a correr para eles não apanharem as coisas, depois foi um carro que tinha trazido comida e como o carro nos circundou e foi para o outro lado eles desataram novamente a correr desta vez na nossa direção e como estava mesmo junto a um Mahut e ele não se mexeu fiquei ali bem coladinha a ele e a manada passou mesmo por entre nós em direção ao camião... :-) gente foi lindo, lindo, lindo, lindo! Foi o primeiro momento que tive em que pensei: quero ficar aqui para sempre!!!

Quando voltamos ao campo acabei de fazer o meu kra thong e enxarcada tomei o meu banhinho com um sentimento de preenchimento no peito.. Sabem? Não sei como descrever melhor... O coração a transbordar emoções!

Depois do jantar fomos até ao rio onde colocamos o nosso trabalho da tarde mais alguns que a malta comprou com as velinhas. Estava tudo escuro por isso -los a descer o rio com as velas acesas foi muito lindo.. Soltaram foguetes e da vila viam-se algumas lanternas no ar mas como continua a chover se bem que pouquinho porque senão não tínhamos conseguido acender as velas, só se viam 2 ou 3 lanternas no ar... Gostava de estar na cidade agora, o espetáculo deve ser de cortar a respiração, mas se tivesse ido não tinha tido a experiência desta tarde por isso...

Com todo o meu corpo a sorrir de felicidade!!!