07 novembro, 2014

3rd day

Esta noite adormeci como um bebé.
Como o dia começa muito cedo às 21:30 já estava a dormir, claro que às 4h já não consegui dormir mais, mas deixei-me estar na cama a ouvir todos os sons desta selva..

O dia começou na cozinha dos elefantes onde preparamos a comida para o dia e descarregamos 1 camião de melancias para as próximas vezes.

À tarde fomos dar um passeio pelo parque, conhecer os elefantes com necessidades especiais e os elefantes machos que estão separados do resto das manadas. Foi maravilhoso vê-los nas suas actividades diárias a interagirem uns com os outros. Como começou a chover à tarde eles acabaram por não se deslocar ao rio, como é habitual, para tomarem o seu banho indo diretamente para a lama onde se rebolaram e brincaram, foi muito bonito de ver.

Do outro lado do rio a determinada altura vimos um grupo de pessoas a andar em cima de elefantes acabando por ir ao rio com eles dar-lhes banho - eram de outro campo que faz fronteira com o ENP. Neste momento estava um elefante a brincar separado dos outros no nosso lado que o quando se apercebeu começou a soltar um som estridente e a abanar muito as orelhas ao que o nosso guia nos disse que tínhamos que ter cuidado pois ele tinha-se apercebido dos outros e tinha ficado nervoso.
É incrível ver estas coisas ao vivo.
O guia explicou-nos e pediu-nos para sermos porta-voz da situação a que são sujeitos os outros elefantes para que alguém possa andar em cima deles e mesmo os riscos de saúde que correm por isso.
Os tratadores destes animais têm que lhes bater desde muito pequeninos para lhes provocarem medo, espetam-lhes uma espécie de seta para os obrigarem a fazer o que eles querem.
Alguma vez viram o filme água para elefantes? É exatamente assim que acontece na vida real dos elefantes aqui. Triste, tão triste!

Pergunto-me será que as pessoas não têm consciência que para andar em cima de um elefante ele tem que passar por horrores inimagináveis? E se sabem porque continuam a fazê-lo?

Fez-me pensar em todas as pessoas que já conheci que o fizeram, como só podem estar mal informadas e pondero mesmo tornar-me uma espécie de "embaixadora" do ENP na minha cidade de forma a passar a palavra e tentar chegar à consciência das pessoas. É obvio que quem diz elefantes diz todo o tipo de animais que pertencem ao mundo selvagem..

Antes do jantar resolvi experimentar fazer uma massagem tailandesa, temos um local todas as tardes e até à noite onde as mulheres da vila vêem fazer massagens a um custo mínimo para podermos relaxar. Credo, doeu-me do inicio ao fim, ela ficou imenso tempo a massajar os pontos que mais me doíam que apesar da massagem ser de 1 hora fiquei pelo menos 1:15. Acho que amanhã não me vou mexer...

Depois do jantar fomos assistir ao um filme sobre o trabalho da Lek que é a fundadora deste sítio. Fartei-me de chorar.. Ela está proibida de fazer filmes sobre estas atrocidades e já foi presa algumas vezes por causa disso, actualmente só pode participar em documentários pois o governo não proíbe esta forma de apresentação. Então no documentário falava-se do trabalho dela pelos elefantes domésticos da Tailândia e dos primeiros elefantes que ela salvou e trouxe para o parque ainda bebés. Sim já estive com eles.. Na segunda parte falava do método utilizado aqui para os domesticar.. É horrível, desumano mesmo.. Chorei como já não chorava à muito tempo... Só se ouvia gente e fungar na sala. Quero muito mostrar-vos para que como eu vocês saibam e comecem a alertar outras pessoas. Senti que o que estou a fazer aqui apesar de ser bem diferente do que estava à espera faz todo o sentido. E que esta minha paixão tinha que passar por este "abrir os olhos" e ganhar consciência sobre o verdadeiro terror a que os meus tão queridos elefantes estão sujeitos...