30 outubro, 2014

A caminho

Imensas coisas passam pela minha cabeça neste momento. Todas boas. É um daqueles momentos em que se sente que algo maravilhoso está para acontecer, algo transformador. Tenho estado a falar com várias pessoas no messenger e cada vê mais me apercebo que no fundo a minha viagem não é só um abre olhos para mim. Quem me rodeia também reflecte, também anseia. No fundo é uma experiência nossa.
Perceber que alguém tem a coragem de se aventurar e ir ao encontro de um sonho é muito poderoso. E que se note que o sonho não são as férias - essas todos temos - não é a Tailândia - o que há mais é portugueses a viajar para lá - não é o ir sozinha - quantos não o fazem - não é o voluntariado - existem tantos voluntários pelo mundo e mesmo ao nosso lado - é sem dúvida os elefantes, os meus elefantes! Toda a vida e quem me conhece bem sabe fui fascinada por esse animal. Costumo brincar a dizer que já devo ter sido elefante noutra vida, e às vezes faço mesmo alusão à minha figura física em comparação: tão grandes e tão imponentes. Tenho elefantes em tudo o que é sítio: lá em casa não passa despercebido de certeza é uma imagem em cada canto. E o que fazer em relação a isso? Ir ao Zoo? Não não satisfaz! Pelo contrário deprime por espaços tão reduzidos e o olhar triste dos animais....
Foi então que vi primeiro um vídeo sobre um hospital para elefantes em Laos onde fazem reabilitação dos elefantes que naquela zona e no Vietname são feridos pelas minas que ainda subsistem da guerra. Foi maravilhoso ver a quantidade de gente empenhada em salvar e dar qualidade de vida a estes bichos. Até próteses para os amputados eles improvisavam.
Mais tarde foi ver uma reportagem sobre a Lek e o trabalho dela na Tailândia. Senti inveja, tanta!
No ano passado e em mais uma das minhas crises dos trintas percebi que precisava de fazer alguma coisa que me desse força para pelo menos mais trinta anos de vida e cá está. Na verdade só agora se está a tornar real dentro de mim.

Tudo isto para vos dizer mais uma vez que dentro de nós está a chave para tornarmos a nossa vida mais rica e fazer com que ela valha toda a pena do mundo. É acreditar sem medo que o sonho mais estranho tem um caminho que também depende de nós.
Chega de ficar parados!
Avancemos!