28 novembro, 2008

O que são crises existenciais?
Ora ocorreu-se-me agora... talvez, só talvez, sejam momentos que antecipam a chegada de uma mudança. São a preparação para um grande passo que se espera dar, ou não. Talvez sejam momento puro de desespero pelo que se sonha e não acontece.
Falava há dias com alguém que deviam deixar de se contar histórias infantis, sobre principes e princesas que sofrem grandes males nas mãos das bruxas e bruxedos, e depois vivem FELIZES PARA SEMPRE.
Que ilusão, que injecção dessa ilusão no nosso inconsciente a provocar danos irremediavelmente irreparáveis para toda uma vida de espera, eterna espera de algo que é tão irreal.
Na realidade são mais os momentos de desilusão que de amor e esperança e cada vez mais isso não vai mudar. E submeto-me a quê? Acreditar que tudo o que tenho, e é suposto fazer, é ir vivendo, tão mal e tão bem quanto possível, até que num último suspiro tudo se revele e tudo faça finalmente sentido.
Sei que é uma imagem um pouco negra do meu pensamento, como já há muito não passava e não sentia em mim, mas de certa forma voltou... não tão desesperante mas tão dolorosa como outrora... esta eterna incerteza que no fundo não o é...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Crise, na sua essência, é crescimento. Crise como o da borboleta que tem de sair do casulo. Crise como a da semente que tem de morrer para poder germinar (e, afinal, não morrer de todo).
A ilusão, essa, não é mais do que uma u-topia, o não-lugar que está nas nossas vidas para que saibamos que há sempre que caminhar, que nunca está tudo feito, que a felicidade é mesmo o percurso e não uma meta.
São fracas consolações, é certo, porque seria mais fácil estar no conforto e no calor da alegria e da plena realização. Mas é como dizes: tudo faz sentido quando visto desde o seu fim. E esse ainda não nos é dado ver.
Beijo,
M****é!

12:26 da tarde  
Blogger Angela said...

Crise?!mas qual crise? Só se fala nessa palavra ultimamente.Parece aquele diagnóstico estúpido que o médico nos dá quando não sabe o que é, só que ele usa a palavra virose. Crise é a desculpa para nos desculparmos porque não estamos bem,desculpa para não sorrir, desculpa para chorar, desculpa para não o nosso salário não ser aumentado mas no entanto continuamos a fumar,beber,comprar telemoveis.
E como é a não-crise?será que quando estamos felizes é uma fase e toda a nossa vida não passa de uma crise?olha abaixo as fases!abaixo as crises!E mai nada.
Não é preciso tirar conclusão nenhuma deste ou outro comentário porque já todos sabemos os "clichets" que podem surgir.
Enfim, foi mais uma crise existencial...talvez

7:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home